Imagem capa - NUMERAR OU NÃO, MESAS PARA OS CONVIDADOS? por Elton Abreu Araujo Sampaio

NUMERAR OU NÃO, MESAS PARA OS CONVIDADOS?

Esta é uma questão bem delicada e que traz muitas dúvidas para os casais, principalmente, por receio de parecer indelicado, de certa forma impondo o lugar que aquela pessoa deverá sentar-se. Minha opinião é a seguinte: sou a favor da marcação de mesas, desde que haja organização e ela seja bem estruturada.

A marcação de mesas ajuda até aos noivos economizarem financeiramente falando, sem contar que a festa flui muito melhor.

Não fiquem preocupados achando que as pessoas podem se sentir constrangidas por não escolherem seus assentos. Eles serão definidos por vocês, os donos da festa. Vocês sabem perfeitamente bem quem são seus amigos, seus familiares, etc. A forma que irão demarcar as mesas será de acordo com a afinidade de cada grupo. Ex: grupo de amigos em comum, grupo de amigos do trabalho, etc. Ou seja, ninguém correrá o risco de sentar-se à mesa com quem não conhece, ou não tem afinidade.

Outra questão é a de pessoas que chegam atrasadas para a recepção, elas não correrão o risco de ao chegar, se deparar sem local para sentar, pois sua mesa estará reservada.

Lembre-se que disponibilizar mesas para os convidados, requer providenciar: toalhas, souplast, arranjos, pratos, taças, menus, etc. O custo final não é barato, por isso alguns casais optam em demarcar as mesas, pois desta forma estarão economizando, descartando mesas que não seriam necessárias.


Se depois de tudo isto você decidiu por definir as mesas para cada convidado. Existem algumas questões que deverão levar em conta para que tudo saia perfeito:

  • Faça minuciosamente a sua lista de convidados. (Para que a numeração de mesas dê certo é preciso que você saiba com certeza quem irá)
  • Verifiquem no local da festa, quantas mesas serão disponibilizadas e quantas pessoas suportam em cada uma delas;
  • Faça um esquema (um mapa) de demarcação. Quando chegarem as confirmações de presença, eles serão revisados. Com a relação de quem vai e de quem não vai comparecer, fará a marcação final.
  • Para garantir a eficácia de lugares demarcados, será necessário o serviço de R.S.V.P. Ativo.
  • Contratando Recepcionista: A mesma irá, de posse da lista de convidados demarcados, os acomodarem em seus locais definidos.
  • Não Contratando Recepcionista: Tem a opção de fazer como as noivas americanas. Disponibilizando em uma mesa na entrada da festa, cartões com o nome do convidado (em ordem alfabética), indicando o numero da mesa o qual o mesmo deverá se acomodar.

>>place card<<

Exemplo de onde ficarão disponíveis os nomes de cada convidado e as mesas as quais irão se acomodar.

(Em minha opinião é a forma mais descomplicada, simples e sofisticada) Evitando para os noivos e convidados, situações delicadas, facilitando o bom andamento do evento. 


>>esquema<<

Depois que tiver anotado todos os convidados e acompanhantes, comece a separá-los nas mesas. É bacana criar um mapa como este da figura a baixo para entender quem vai ficar perto de quem. Pontos importantes a considerar: saber direitinho quantas pessoas comporta cada mesa, saber onde ficarão as caixas de som (para não colocar idosos muito perto delas), não colocar convidados com crianças perto das portas de entrada e saída, agrupar mesas por afinidade (deixar próximas as mesas dos amigos do colégio, assim como a dos familiares, do pessoal do trabalho).

Procure numera-las por ordem: impares para um lado e pares para o outro; ou por ordem crescente (1,2,3….).

Providencie meios para que seus convidados encontrem facilmente a sua mesa: informe no convite, no R.S.V.P, se identificando para a recepcionista, por cards.

Existem várias formas de fazer com que seu casamento saia perfeito caso optem por esta pratica.

Exemplo de marcação de mesas {Esquema}