Imagem capa - É possível organizar um casamento sem ter muita grana? por Elton Abreu Araujo Sampaio
Organize seu Casamento

É possível organizar um casamento sem ter muita grana?

Muitas pessoas adiam este desejo de se casarem por pensarem que casamento é algo extremamente caro, impossível de se fazer com pouco dinheiro. A boa notícia é que é possível fazer um casamento lindo, gastando pouco!

Para organizar uma cerimônia com pouco dinheiro, é necessário apenas evitar algumas extravagâncias, pesquisar bem por preços e, claro, colocar a mão na massa, realizando várias coisas sozinha ou em família. Vamos lá?

Menos gente

Uma das últimas tendências quando o assunto é casamento são as cerimônias para poucos convidados, conhecidas como mini-wedding. Este modelo é inspirado em casamentos americanos, que acontecem em casa ou espaços menores.

Pode ser o modelo ideal para quem deseja algo econômico, pois um casamento intimista comporta no máximo 50 convidados. Os noivos poderão diminuir este número para 30, se precisarem economizar ainda mais.

Recepção apenas com bolo, cupcakes e champanhe

Hoje em dia, está cada vez mais comum realizar apenas a cerimônia, doces e brindes como forma de recepcionar os convidados. Fazer isso não é nada deselegante, pelo contrário! É visto como uma opção moderna para os noivos que preferem investir o dinheiro em uma viagem ou estão com pouca grana.

wedding-cake-red-roses© Muriel Silva 2010muscovado-cupcakes-on-table

Decoração simplista

Decoração custa caro. Por isso, quanto mais simples forem os arranjos, mais barata será a decoração. Não desanime! Simples não fignifica feio. Opte por arranjos delicados, sem excessos, fazendo uma decoração romântica e elegante.

Se o casamento for feito em alguma fazenda ou sítio, é necessário investir apenas em mini-arranjos com flores do campo, que dão um toque especial ao evento. Se for na praia, algumas pétalas, combinadas com o lindo visual, já fazem todo o trabalho.

11 Decoracao-de-Casamento-Simples-ao-Ar-Livre-14

Finger Foods

Se os noivos não quiserem abrir mão de uma recepção formal, mas pretendem economizar, servir coqueteis e finger foods podem ser a melhor opção. Isso porque eles eliminam a utilização de pratos, sendo fáceis e baratos de fazer. As mini-sobremesas também podem fazer parte da mesa, agregando mais sabor ao evento.

restaurant - finger food - meat in small bowls 7102f31_20

Pesquise preços em gráficas

Outra maneira de economizar com os custos do casamento é pesquisar preços em diversas gráficas, antes de escolher o seu convite de casamento. A mesma gráfica que fizer seu convite pode ainda imprimir cartõezinhos de agradecimento pela presença, que quando dados com um bem-casado, já substituem a lembrancinha. Ah, e o bem-casado pode ser feito por alguem de sua família.

Escolha um vestido discreto

Casamentos menores e mais intimistas pedem modelos de vestidos mais discretos. Melhor! Afinal, quanto mais simples for o vestido, menos ele irá custar. Ótima alternativa é procurar uma costureira conhecida e encomendar um vestido simples que pode possuir detalhes em renda ou cetim. Se a noiva souber fazer sua própria maquiagem, não será necessário contratar um profissional, diminuindo ainda mais os custos do evento.

998877_435409319891722_655896385_n 1004408_435409033225084_240785466_n 1011725_435409236558397_1199199684_n